Prefeito e governador alinham estratégias de enfrentamento à pandemia

07/04/2021 19:06
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito recebeu governador Eduardo Leite no Paço Municipal

Pela primeira vez na gestão, o prefeito Sebastião Melo recebeu o governador Eduardo Leite no Paço Municipal, no final da tarde desta quarta-feira, 7. Com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, prefeito e governador debateram ao longo de uma hora o cenário da pandemia na Capital e no Estado e as medidas tomadas para o enfrentamento da Covid-19. O governador convidou Melo a participar do Gabinete de Crise.

“Estamos em uma fase de construção. Vamos participar com quadros técnicos do Gabinete de Crise e, depois, sob a liderança do governador, vamos debater a cogestão com as medidas importantes para avançarmos no enfrentamento da pandemia, com todos os esforços para salvar vidas e para garantir o funcionamento da cidade dentro dos protocolos e propiciando renda às famílias” - Prefeito Sebastião Melo.

Melo apresentou ao governador dados sobre o ritmo de vacinação na Capital e quanto à desaceleração da ocupação de leitos, testagem positiva e volume de atendimento nos pronto atendimentos e postos de saúde. Nos últimos 15 dias, registros da Secretaria Municipal de Saúde apontam redução de 20% na taxa de ocupação de pacientes confirmados  com Covid-19 em UTI, reduzindo o número de pacientes aguardando leitos.

O governador também apresentou dados que mostram a desaceleração no Estado. “Nós compartilhamos do desejo de não fechar atividades. Existe uma melhora perceptível, mas ainda é um patamar alto que precisa ser acompanhado com muita responsabilidade”, manifestou Leite. “O prefeito tem qualidade que admiro na política que é a capacidade de diálogo”, disse o governador.

O prefeito aceitou o convite e participará do debate nesta quinta-feira, 8, onde também representará a Granpal, cuja presidência assinou nessa terça-feira, 6. Também ficou acordado que integrantes a serem definidos pelo Município participarão das discussões técnicas do grupo, que reúne-se nas segundas e quintas.

Vacinação - Porto Alegre já vacinou mais de 273 mil pessoas contra a Covid-19, superando os 18% da população imunizada com a primeira dose.O prefeito reforçou ainda a estratégia de fiscalização centralizada pelo Escritório de Fiscalização, liderado pela Secretaria Municipal de Segurança, que trabalha pela conscientização da população e combate aglomerações e festas clandestinas.

Participaram do encontro também o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Artur Lemos Júnior, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, o vice-prefeito, Ricardo Gomes, e o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, César Schirmer.

 

Carolina Seeger

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes