Pista de skate do IAPI marca parceria social do STU com Porto Alegre

11/03/2023 18:12
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Além da substituição das pedras danificadas, pista foi atualizada com novos obstáculos

A parceria social do STU - plataforma que promove competições nacionais e internacionais de skate - com Porto Alegre ganha um marco concreto com a entrega da requalificação da pista da Praça do IAPI (localizada entre a avenida Cristóvão Colombo e a rua Dr. Eduardo Chatier). Na tarde deste sábado, 11, a organização fez a entrega simbólica do espaço recuperado ao prefeito Sebastião Melo, durante vistoria na reta final das obras. O local receberá neste domingo, das 13h às 19h, o evento IAPI Legacy, com competições, exposição e apresentações.

“O skate é um esporte que estimula valores importantes de integração, cultura e parceria. E o STU está se unindo a Porto Alegre para deixar legados em diferentes regiões e consolidar a cidade como capital do skate, com estruturas qualificadas e uma comunidade ainda mais integrada pelo desenvolvimento do esporteâ€, afirmou o prefeito Sebastião Melo, que foi acompanhado pela secretária de Esportes e Juventude, Débora Garcia, por atletas e responsáveis pela plataforma STU.

As melhorias no espaço fazem parte de uma ação conjunta entre prefeitura e as empresas Matriz, Spot e Du99 e antecedem o STU National 2023 - etapa do circuito brasileiro de skate - que ocorre nos dias 17,18 e 19 de março na pista da Orla do Guaíba.

Melhorias - Além da substituição das pedras danificadas, parte da pista foi atualizada com a construção de novos obstáculos. O conceito da reforma do IAPI estabeleceu o eixo central como espaço de intervenção, por ser a ligação entre as duas principais áreas: de um lado, o Skate Park, com seus quarter-pipes, spines e dinâmica de circulação feita através das rampas; do outro, o Skate Plaza, que simula a prática do skate nas ruas, com a utilização de elementos do mobiliário urbano e fluxo dado pelo embalo do próprio skatista.

Na próxima quarta-feira, 15, o STU realizará uma ação social na Pista da Restinga, das 14h às 16h30, com crianças de projetos de skate locais, envolvendo skatistas profissionais, skatistas locais e influenciadores digitais. A pista da Restinga também receberá qualificação em parceria com a organização do evento. Abaixo a programação completa:

Domingo, 12 - IAPI Legacy
13h - Abertura do Evento
13h30 - Matriz Session
15h - Timeline
16h30 - Left vs Right
18h - Monster Fusion
19h - Término do evento

Quarta-feira, 15 – Ação social na Pista da Restinga
Atividade com crianças de projetos de skate locais, envolvendo skatistas profissionais, skatistas locais e influenciadores digitais

14h – Início do Evento
14h15 – Clínica de Skate para crianças de projetos sociais
15h – Quiz sobre Skateboard
15h30 - Oficina de Artes para as crianças
16h – Entrega de kit lanche e brindes para as crianças
16h30 – Término do evento

Quinta-feira, 16 – Yerbah
Aquecimento para o STU National reunindo amantes do skate na Yerbah, no 4º Distrito, para desafios na Mini Ramp e na rua em frente à skateshop

19h – Início do Evento
20h – Desafios de skate
23h30 – Término do evento

STU - Porto Alegre, no Skatepark da Orla do Guaíba

Sexta-feira, 17
11h30 às 17h - Eliminatórias Street Masculino
15h às 19h - Eliminatórias Park Masculino
19h - Best Trick Monster Vision

Sábado, 18
10h30 às 12h - Semifinal Park Feminino
12h às 14h - Semifinal Street Masculino
14h às 16h - Semifinal Street Feminino
16h às 18h - Semifinal Park Masculino

Domingo, 19
11h às 13h - Final Paraskate
13h às 14h - Final Park Feminino
14h às 15h30 - Final Street Masculino
15h30 às 17h - Final Park Masculino
17h às 18h - Final Street Feminino

URB Music Tour - Porto Alegre

Sábado, 18
Horário - 16h às 00h
Local - Arena Urb - estacionamento em frente ao Skate Park na Orla do Guaíba

Shows:
Natiruts
Ultramen
Da Guedes
Cristal
Bronx
DJ Nnina
DJ Tamenpi

 

Carolina Seeger

Cristiano Vieira