Meritocracia começa a ser implantada na prefeitura de Porto Alegre

25/08/2021 17:28

O prefeito Sebastião Melo assinou a ordem de serviço que institui avaliação por competências dos profissionais que ocupam postos de confiança de direção e assessoramento na Administração Direta municipal. O documento consta na edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre desta quarta-feira, 25.  A iniciativa integra o projeto prioritário da Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) Ações de Incentivo à Meritocracia e a Gestão por Competências dos Servidores Públicos.

O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, ressalta que a ação é parte do mapa estratégico da gestão atual, apresentado em março deste ano. “A ideia é implantar a cultura da meritocracia, uma das metas assumidas pelo prefeito. Para mensurarmos o desempenho dos servidores, começaremos pelos ocupantes de postos de confiança de níveis 7 e 8. É o primeiro ciclo de avaliação por competências, que pretendemos estender a todo funcionalismo. Assim, poderemos descobrir talentos e também identificar as deficiências. Contaremos com a Escola de Gestão para capacitação quando houver necessidadeâ€, explica.  

As avaliações serão lançadas em um sistema, via formulário eletrônico, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). Serão analisados 320 funcionários que ocupam postos de direção, coordenação e assessoramento, entre 4 e 31 de outubro. O banco de dados poderá ser utilizado para identificar tanto os destaques, quanto as dificuldades dentro do serviço público. 

A Secretaria Municipal de Administração ficará responsável por coordenar o primeiro ciclo de avaliação, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoal (DGPES), juntamente com o secretário. A Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação Funcional, vinculada à DGPES, acompanhará o processo, além de operacionalizar a avaliação. A Escola de Gestão irá capacitar avaliadores e avaliados sempre que necessário. O Plano de Comunicação será elaborado pela Smap e pelo Gabinete de Comunicação Social.

  

 

Andrea Pinto

Lissandra Mendonça