Melo nomeia prefeito da praça Dom Sebastião e assina Pacto de Governança com a comunidade

30/10/2021 11:56
Maria Ana Krack / PMPA
EXECUTIVO
Para Melo, a praça Dom Sebastião tem em Diônio Roque o prefeito ideal

O prefeito Sebastião Melo entregou na manhã neste sábado, 30, o crachá e o certificado para o décimo nono Prefeito de Praça de Porto Alegre. O reconhecimento foi para Diônio Roque Kotz, que tem 66 anos e é o profissional de educação física e estudante de fisioterapia. Ele será o responsável por ajudar a cuidar praça Dom Sebastião, que fica localizada na avenida Independência com Sarmento Leite, ao lado do colégio Marista Rosário. No local, também foi assinado o Pacto de Governança com a comunidade.

"O Diônio é o prefeito ideal para administrar a Praça Dom Sebastião. Contaremos com o apoio dos demais parceiros para ajudar na revitalização e na boa utilização do espaço público", destaca Melo.

O cargo de prefeito de praça prevê que o voluntário possa cuidar dos equipamentos públicos do ambiente, acompanhar os serviços de manutenção feitos por parceiros e comunicar à prefeitura quando o serviço não for prestado adequadamente.

Além disso, o prefeito de praça pode designar secretários para a função não remunerada que auxiliem no cumprimento das atribuições. Nós temos trabalhado muito em projetos estratégicos, como os Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) e concessões. No entanto, as parcerias vão além disso. É fundamental esse elo com a sociedade civil e o envolvimento do cidadão com o espaço público”, salienta o secretário adjunto de Parcerias, Jorge Murgas.

O décimo nono Prefeito de Praça tem uma história de cuidado com o espaço já há alguns anos. Diônio Roque Kotz foi presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência (AMABI) durante quatro gestões e ao longo do seu mandato realizou três eventos de Natal em prol das crianças do Hospital Santo Antônio. “Seguirei cuidando da Praça e colaborando com o poder público. Essa iniciativa da prefeitura é maravilhosa porque dá voz a lideranças da comunidade”, destacou o prefeito da Dom Sebastião.

A praça - O local, que tem 6.581 metros quadrados, passou por um processo de reurbanização em 2014. Possui um recanto infantil, ambientes de estar, pavimentações de basalto, pedra portuguesa e insertes metálicos no piso para instalação de feiras.

Projeto - O decreto que institui a função de Prefeito da Praça faz parte do projeto Seja Parceiro de Porto Alegre, coordenado pela Secretaria Municipal de Parcerias. O projeto estimula empresas, pessoas físicas e associações de moradores a adotarem espaços públicos e fazerem doações de projetos, serviços ou materiais para a cidade. Outras informações sobre os prefeitos de praça pelo e-mail: apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br

Pacto de Governança - Além da nomeação do prefeito da praça, foi assinado o Pacto de Governança com a comunidade, que é um documento assinado por gestores da prefeitura e representantes da comunidade. Nele, constam as atribuições de cada um nos cuidados com os locais públicos. O objetivo é estabelecer uma relação de corresponsabilidade, compromisso social, cultural, ambiental e econômico, fomentando um senso de pertencimento e zelo pelos cidadãos.

“A cada pacto de governança, temos a certeza que a relação de corresponsabilidade é um caminho sem volta. Ainda bem, pois o senso de pertencimento e zelo fortalece a autoestima do cidadão”, disse o secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio.

 

Claudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes