Marchezan fala a empresários sobre êxitos da gestão municipal

22/10/2019 18:53
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito participou de reunião-almoço do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre

Durante palestra em reunião-almoço do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), nesta terça-feira, 22, o prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que sua gestão vai deixar um “legado extraordinário para a cidade”, referindo-se ao fato de que “as contas do Município, em 2021, fecharão no azul pela primeira vez em 20 anos". Isso graças às reformas estruturantes propostas pelo Executivo e apoiadas pela Câmara Municipal.

O Sindilojas Porto Alegre engloba cerca de 18 mil comerciantes da Capital e de Alvorada. Aos participantes do encontro, o prefeito destacou que, após equilibrar a receita com a despesa, o Município já conseguiu obter quase R$ 1 bilhão em financiamentos, que serão utilizados em projetos de melhorias em saneamento, drenagem, segurança e pavimentação de vias da cidade.

“Porto Alegre vai melhorar muito e de forma permanente nos próximos dois anos, em quase todas as áreas”, assegura Marchezan, citando como exemplos os avanços em embelezamento de espaços públicos e em segurança, que serão conquistados a partir da parceria público-privada (PPP) da iluminação pública. Enumerou também a concessão para instalação dos novos relógios de rua, a inauguração do trecho 1 da Orla do Guaíba, o início das obras do trecho 3 (nessa segunda-feira, 21), o projeto de concessão do trecho 2 e a contratualização para revitalizar parques e praças. Mencionou ainda o edital de licitação para obras de saneamento, que deverá ser lançado no próximo ano. 

O prefeito reforçou que o caminho para garantir uma melhor qualidade em educação, saúde e área social é a contratualização dos serviços. “Não há mais como manter serviços somente estatais. Além de não funcionarem, são muito caros. Já estamos aplicando este conceito, e conseguimos aumentar leitos hospitalares e abrir hospitais”, acentua.

Sobre segurança, o prefeito frisou que foi possível reduzir em mais de 40% o roubo e furto de veículos a partir do monitoramento online diário de 800 mil placas de carros, em sistema compartilhado com órgãos de polícia dos governos estadual e federal. O cercamento eletrônico das entradas e saídas da cidade e o aplicativo Detetive Cidadão, que permite que qualquer morador de Porto Alegre identifique pelo celular um carro suspeito de roubo ou furto e alerte os órgãos de segurança, também foram destacados como iniciativas bem-sucedidas. 

O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, elogiou a gestão de Marchezan, pela determinação de promover mudanças, por "ser um prefeito obstinado pelo trabalho, franco e capaz de imprimir a marca de uma gestão transparente". “O Brasil precisa de mais prefeitos como Marchezan”, disse. Também participaram da reunião-almoço os secretários municipais de Comunicação, Orestes de Andrade Jr., e de Relações Institucionais, Christian Lemos.

 

 

Ivani Schütz

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes