Coronavírus: Praça XV de Novembro é palco de novo teste com drone de pulverização

16/04/2020 11:48
Anselmo Cunha / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Pulverização com drone é mais uma ferramenta utilizada pela prefeitura para combater o coronavírus

A prefeitura, em parceria com o Pacto Alegre e uma rede de entidades e empresas unidas pela inovação na Capital, realizou na manhã desta quinta-feira,16, na Praça XV de Novembro, a segunda experiência de teste com drones para a descontaminação de áreas públicas. O voo, com duração de meia hora, contou com o apoio de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e da Guarda Municipal para manter o isolamento do local.

O drone modelo Pelicano 2020, operado pela empresa SkyDrones, subiu carregado de dez litros de produto desinfetante especialmente desenvolvido por equipe do Instituto de Química da UFRGS. O líquido utilizado é similar aos desinfetantes domésticos, como a água sanitária, com específica concentração de alguns agentes químicos, o que garante baixo impacto ambiental.

"A inovação é uma aliada de alto nível na resolução dos desafios da cidade, porque nos oferece resposta rápida a necessidades urgentes” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

De acordo com Paulo Ardenghi, diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, o objetivo é preparar a Capital para utilizar essa tecnologia caso a cidade venha a registrar o agravamento do surto epidêmico. “Entre as vantagens de utilização do equipamento, estão o custo e o baixo risco ao operador, que pilota o drone à distância”, diz. Cada voo do drone, com cerca de 15 minutos, cobre uma área estimada em um hectare. O voo piloto foi feito no dia 27 de março, no entorno do Parque Harmonia.

A professora Nadya Pesce da Silveira, coordenadora da pesquisa sobre o produto desinfetante, explica que os estudos para chegar à fórmula utilizada na pulverização foram conduzidos de acordo com a experiência de protocolos chineses. “Precisávamos de um desinfetante de ação rápida e que não emitisse resíduos tóxicos no ar. Então chegamos ao produto que testamos neste voo, com ação estimada de um minuto, alto poder de desinfecção e dispersão segura para o ser humano, animais e meio ambiente”, detalha.

Segundo a secretária municipal de Serviços Urbanos, Luciane Freitas, a prefeitura já realiza diversas ações de zeladoria urbana para combater o novo coronavírus. “Em parceria com a Secretaria da Saúde, seguimos buscando alternativas que ajudem no enfrentamento à Covid-19, tendo o drone como mais um aliado nesta força tarefa”, conclui.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

Vanessa Sampaio

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes