Capital já tem 141 prefeitos voluntários de praças para cuidar da cidade

16/07/2022 16:48
Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Evento neste sábado nomeou seis novos prefeitos voluntários

Porto Alegre promoveu, na manhã deste sábado, 16, uma nova edição do projeto Prefeitos de Praças, desta vez, na região Centro-Sul. O evento ocorreu na Praça Simões Lopes Neto e contou com a nomeação de mais seis prefeitos voluntários.

O município totaliza, agora, 141 líderes da comunidade aptos a auxiliar o poder público nos cuidados com a preservação e manutenção dos parques e praças da cidade. A meta é chegar a 250 até o fim deste ano.

O prefeito Sebastião Melo, ao lado de secretários municipais, ratificou que a solidariedade começa em casa. “Vamos fazer essa virada de chave e mudar as nossas mentes. Vamos nos colocar no lugar do outro. Nosso governo é de construção conjunta por melhorias para a cidade. Peço aos prefeitos e prefeitas que ensinem as pessoas a separar lixo para ter mais sustentabilidade. Que façam hortas comunitárias. Que cuidem de Porto Alegre como cuidam das suas casas. As parcerias são fundamentais e vão continuar”, destacou Melo.

Para o secretário adjunto de Parcerias, Jorge Murgas, o poder público e a sociedade juntos estarão sempre na busca de uma cidade mais bem cuidada.

Foram entregues crachás e certificados aos moradores e assinado o Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores da prefeitura. O objetivo é estabelecer a corresponsabilidade no cuidado com os espaços públicos.

Os prefeitos de praças são moradores e líderes comunitários voluntários responsáveis por cuidar dos espaços públicos, acompanhar os serviços de manutenção feitos pelos parceiros.

O prefeito interino de Osório, Charlon Muller, esteve prestigiando o evento para conhecer o projeto que já é referência e modelo para outras cidades. A vereadora Claudia Araújo e o vereador Cassiá Carpes também estiveram presentes.

Mais informações sobre os prefeitos de praça, sugestões e indicações pelo email apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

Conheça os prefeitos nomeados deste sábado:

Praça Associação Rio-Grandense de Imprensa
refeita: Vera Maria Barbosa

Praça Jairo Domingos de Galisteo
Prefeito: Cássio Flávio Oliveira

Praça Capataz João Ribeiro
Prefeito: Paulo Henrique Alves

Praça Simão Goldman
Prefeito: Diego da Silva Adam

Praça Simões Lopes Neto
Prefeito: Domingos Henrique Ferreira Leques

Praça Nossa Senhora da Saúde
Prefeito: Francisco Carlos Batista Tavares

 

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Mariana Kruse

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes