Capital já conta com 180 prefeitos de praça para ajudar na zeladoria da cidade

08/10/2022 17:23
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Mais oito líderes voluntários foram nomeados para a função neste sábado, na Praça Povo Palestino

O prefeito Sebastião Melo, ao lado de secretários, servidores municipais e vereadores, nomeou neste sábado, 8, na Praça Povo Palestino, no bairro Jardim Dona Leopoldina, mais oito prefeitos de praça voluntários aptos a cuidar da zeladoria das áreas verdes. O projeto irá atingir a meta de 250 nomeações, em comemoração ao aniversário de 250 anos da cidade, no final de 2022. Até o momento, Porto Alegre conta com 243 indicações, consolidando 180 prefeitos já nomeados. (fotos

O prefeito, idealizador do projeto, destaca a importância da atenção às praças e espaços públicos para a segurança da cidade.

“Para termos segurança, precisamos de praça bem cuidada, empregabilidade, oportunidades. As cidades que fazem parcerias com os cidadãos têm uma melhor segurança. Esse é o nosso desafio” - Prefeito Sebastião Melo.

Os prefeitos de praça são moradores e líderes comunitários voluntários responsáveis por auxiliar o poder público a cuidar das áreas verdes, garantir a manutenção e preservação das estruturas. O cargo tem publicação legal no Diário Oficial de Porto Alegre.

Durante o evento, foram entregues crachás e certificados aos novos voluntários. Também foi realizada a tradicional assinatura do Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores da prefeitura. O objetivo é estabelecer a corresponsabilidade no cuidado com os espaços. 

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, destacou a importância da integração instituída no Pacto de Governança. "Para termos uma cidade cada vez mais limpa e bem cuidada, é fundamental que a comunidade e a prefeitura se comprometam e trabalhem juntas na zeladoria dos nossos espaços públicos."

Mais informações sobre prefeitos de praça, sugestões e indicações pelo e-mail: apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

Conheça os prefeitos nomeados deste sábado:

Praça Antônio Valentin Stoll 
Prefeita: Fabiane Schulz Neitzke

Praça Finlândia 
Prefeito: Alceu Francisco Scavone

Praça Gen. Sadi Cahem Fischer 
Prefeito: Júlio Cezar da Silva Vargas

Praça Tom Jobim 
Prefeito: Gilnei Silva Belmonte

Praça Geraldina Batista 
Prefeito: Luiz Fernando Nobia Martins

Praça Povo Palestino 
Prefeito: Paulo Henrique da Silva Pereira

Praça Obirici 
Prefeito: Celso Augusto da Silva

Praça Hélio Pellegrino 
Prefeita: Larissa Teixeira da Rosa

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.  

 

Mariana Kruse

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes