Alunos participam de atividades sobre empreendedorismo e inovação

09/08/2022 08:16

Alunos do ensino médio da Escola Municipal Emílio Meyer, bairro Medianeira, participam nesta terça-feira, 9, de atividades em sala de aula para testar uma solução inovadora para desenvolvimento de competências de empreendedorismo e inovação. A ação faz parte do Living Lab Poa, programa da prefeitura que estimula startups a trazer inovação para o ambiente público. Na quarta-feira, 10, alunos da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, bairro Sarandi, também participarão das atividades. O projeto abrangerá 60 estudantes das duas instituições.

A Prova de Conceito (PoC) - que inicia nesta terça - envolve a startup Flower, nascida de egressos da pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que desenvolveu uma metodologia para inserção do pensamento empreendedor em escolas. A PoC irá ocorrer entre os meses de agosto e outubro, sob a coordenação operacional do Gabinete de Inovação e orientação da Secretaria Municipal de Educação. O acompanhamento e avaliação da Prova de Conceito será realizado por uma comissão de especialistas das secretarias municipais de Educação, Transparência e Controladoria e Gabinete de Inovação.

Programa - A implementação será em três etapas. Primeiro, a sensibilização dos educadores, com encontros para o desenvolvimento de conceitos básicos e apresentação da metodologia. Depois, será aplicada a metodologia com os estudantes. A última etapa será a conversa com os jovens sobre as experiências vivenciadas e uma avaliação qualitativa para entender se eles despertaram para o desenvolvimento de novas competências a partir da metodologia apresentada. 

A secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, afirma que essa é uma oportunidade para os alunos desenvolverem uma nova visão de aprendizagem e de vida. “O empreendedorismo e a inovação devem fazer parte das experiências estudantis para que possam ser ampliadas as possibilidades de futuro. Estamos trabalhando na formação dos estudantes em práticas que vão qualificar as suas vidas profissionais”, afirma Sônia.
 

Ivani Schutz e Paula Maia

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes