Previsão de pautas: sexta-feira, 24 de março

24/03/2023 08:29

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém nesta sexta-feira, 24, a aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 para profissionais de saúde. A vacinação segue para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. São 33 locais aplicando o imunizante. A abertura de faixas etárias está sendo escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. A população deve ficar atenta para o fechamento temporário do Shopping João Pessoa como ponto de vacinação. Enquanto estiver inoperante, o atendimento será feito na Unidade de Saúde Modelo, das 8h às 21h. Bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos também podem ser imunizados. A aplicação ocorre na Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde IAPI, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos, Santa Marta e Tristeza. Para crianças e adultos, a vacinação será mantida em diferentes locais. Saiba mais.

MEDALHA - A cerimônia de entrega da Medalha Cidade de Porto Alegre especial 250 anos acontece na noite desta sexta-feira, 24, às 20h. O evento será no átrio do Farol Santander (rua Siqueira Campos, 1.125), no Centro Histórico. A atividade integra a programação dos 251 anos da Capital. A medalha será entregue a 27 personalidades e entidades que tiveram participação relevante no desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade. A medalha Cidade de Porto Alegre foi instituída pelo decreto municipal 6.202, de 25 de novembro de 1977. Concebida pelo artista plástico Nelson Jungbluth, traz em sua arte motivos ligados aos valores da pessoa e da natureza.

FEIRÃO DE EMPREGOS - Nesta sexta-feira, 24, o Sine Municipal promove o Feirão de Empregos no Centro Histórico. O projeto propõe ampliar a oferta de oportunidades de trabalho e agilizar o encontro entre candidatos e empresas contratantes. A ação será das 9h às 18h, na avenida Sepúlveda, s/nº. e integra as comemorações de aniversário de Porto Alegre. A programação conta, ainda, com palestras para orientar sobre mercado de trabalho, empreendedorismo, entre outras. Entre os destaques, estão oportunidades como 100 vagas para eletricista, 50 para auxiliar de atendimento e outras 50 para assistente de atendimento a cliente externo. Para PCDs, o posto com maior número de vagas é de atendente de restaurante, com 40. Para estudantes, são oferecidas 50 vagas de Jovem Aprendiz e estágio em administração. Saiba mais.

CARRIS - A Companhia Carris está oferecendo 89 vagas para motoristas através de processo seletivo simplificado, em caráter emergencial e prazo determinado, com salário mensal de R$ 3.155,20. A iniciativa integra a programação de investimentos da empresa, com objetivo de ampliar os serviços prestados à população. As inscrições, gratuitas, começam nesta sexta-feira, 24, e prosseguem até 1º de abril na sede da Carris (rua Albion, 385). O atendimento aos candidatos será de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. No sábado, 25, e 1º de abril, entre 8h e 12h. As provas práticas terão início no dia 11 de abril e serão coordenadas pela equipe técnico-administrativa da Carris. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3289 2135/3289 2199 ou email desenvolvimento@carris.com.br.

BRIQUE DA REDENÇÃO - A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), abriu seleção para o preenchimento de dez vagas para artistas no Brique da Redenção. As vagas são para o segmento de artes plásticas, chamado de “Arte na Praça”. Os interessados devem efetuar a inscrição presencialmente na sede da SMDET, no Instituto Caldeira (Travessa São José, 455), bairro Navegantes, das 14h às 17h, até esta sexta-feira, 24. Os artistas plásticos devem apresentar CPF ou RG, comprovante de residência e currículo no momento da inscrição. A triagem ocorre em 4 de abril, com a montagem de estande para a exposição das obras.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Omar Pereira (Restinga) e 1º de Maio (Lomba do Pinheiro) nesta sexta-feira, 24, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

IPTU - A prefeitura começou a encaminhar aos contribuintes que não ainda pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) uma nova proposta de parcelamento em até dez vezes, ou parcelamento de ofício. As correspondências serão enviadas por e-mail e Correios - neste caso, para quem não tem o endereço eletrônico cadastrado. A data de vencimento da primeira parcela ocorre no dia 31 de março e as demais sempre no último dia útil de cada mês. As guias também ficam disponíveis no portal do IPTU e na Loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mario Cinco Paus, s/nº). Esta é a última oportunidade de realizar o pagamento com multa reduzida sobre o valor da dívida. Parcelamentos efetivados ainda no mês de março sofrem acréscimo de 2%, enquanto que parcelamentos efetuados a partir de abril estão sujeitos a uma multa de 10%.

PÁSCOA INDÍGENA - O Parque Harmonia recebe acampamento de indígenas vindo do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor, das 7h às 20h, o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia, no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega) e, nos dias 25 e 26, na Orla do Gasômetro (próximo à estátua da Elis Regina). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

PORTO ALEGRE EM CENA - Atrações para todos os públicos estão na programação da segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que segue até 26 de março, durante as comemorações do Mês de Aniversário da Capital. Os ingressos estão à venda pela plataforma GuichêWeb. Foram selecionados 16 espetáculos entre os 137 inscritos. Nesta edição, a curadoria do festival é formada por um grupo composto por nomes conhecidos das artes cênicas. As apresentações incluem 11 montagens para o público adulto e cinco espetáculos para crianças e juventude. Veja aqui a grade completa

ITBI - A prefeitura realiza a segunda edição da campanha que incentiva a regularização das transações imobiliárias com redução na alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - de 3% para 1,5% - para os chamados contratos de gaveta. O prazo para participar termina em 31 de março. O benefício abrange as transações de compra e venda, de permuta e de dação em pagamento, realizadas até 31 de dezembro de 2021 e que ainda não tenham sido formalizadas por escritura pública junto ao Tabelionato de Registro de Imóveis.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes