Previsão de pautas: sábado, 25, e domingo, 26 de junho

24/06/2022 18:32

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a oferta de vacinação contra a gripe e Covid-19 neste sábado, 25, em cinco locais: para crianças e adultos, nas unidades de saúde Nova Gleba, Fradique Vizeu e Tristeza, das 9h às 16h, e na unidade móvel, na Praça da Amizade, no bairro Coronel Aparício Borges, das 10h às 15h; e somente para adultos no Shopping João Pessoa, das 9h às 16h. No domingo, 26, não haverá vacinação. Durante o fim de semana, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas. 

PREFEITOS DE PRAÇAS - A prefeitura promove neste sábado, 25, mais uma a edição do projeto Prefeito de Praça. A nomeação dos voluntários será a partir das 10h, no Parque Marcos Rubin, na avenida Protásio Alves, 7207/7319, bairro Jardim Carvalho, na Zona Leste. A Banda Municipal fará uma apresentação no evento. O prefeito Sebastião Melo e secretários estarão conversando com a comunidade e nomeando moradores aptos a auxiliar o poder público nos cuidados com a preservação e manutenção dos parques e praças da Capital. A partir de sábado, Porto Alegre contará com 134 prefeitos de praças. Também serão entregues crachás e certificados aos moradores e assinado o Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores.

FEIRÃO DE EMPREGOS - Neste sábado, 25, o Sine Municipal promove o Feirão de Empregos no bairro Navegantes. A ação começa às 8h30, no Instituto Mont'Serrat, na Igreja Batista Mont'Serrat (rua 18 de Novembro, 1000 - Navegantes). Os interessados devem levar um documento oficial com foto e comprovante de residência. Com a participação de dez empresas parceiras, serão disponibilizadas 428 ofertas de trabalho específicas para a região, além das vagas gerais do sistema. Entre os destaques do dia estão as 200 vagas para operador de telemarketing receptivo. Veja aqui as vagas. 

FIBROMIALGIA - Pessoas com fibromialgia que solicitaram o cartão de prioridade à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) poderão retirar o documento neste sábado, 25, das 9h às 15h. A ação ocorrerá na sede da SMS, na avenida João Pessoa, 325, térreo, na sala do Conselho Municipal de Saúde. Aqueles que ainda não fizeram a solicitação também poderão encaminhar o pedido de confecção do cartão. Para solicitar o cartão, é preciso que o portador da doença leve o documento de identidade e o atestado médico constando CID 11 MG30.01. Caso o usuário não tenha o atestado para comprovação, será necessário agendar consulta médica em uma unidade de saúde. 

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza uma operação de limpeza neste domingo, 26, no Beco do David, bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste da Capital. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por 10 garis e três fiscais do DMLU, com o auxílio de dois caminhões coletores, uma retroescavadeira e três caçambas, fará a limpeza dos focos de lixo.

PROCON MÓVEL - O Procon Móvel receberá os consumidores de Porto Alegre neste sábado, 25, para que possam tirar suas dúvidas em relação aos seus direitos. A ação acontecerá entre 9h e 13h na avenida Sepúlveda, Centro Histórico da Capital.

MULHERES EMPREENDEDORAS - Estão abertas as inscrições para o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo link até 30 de junho. Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. O programa terá duração de seis meses.

CADASTRO ÚNICO - Programas e benefícios sociais do Cadastro Único contam com atendimento presencial e por aplicativo, que pode ser utilizado para novas inscrições no sistema e atualizações de dados. Além de facilitar a vida do cidadão, otimiza tempo nas filas e de deslocamento. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo em telefones com sistema Android ou IOS, clicando aqui. Depois do pré-cadastro, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único deve comparecer a um posto de atendimento a partir do dia 27 de junho, ou em até 120 dias para complementar e certificar os demais dados.

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

 

Gilmar Martins