Previsão de pautas: sábado, 1º, e domingo, 2 de abril

01/04/2023 08:29

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza operação de limpeza neste domingo, 2, no Beco do Davi, no bairro Lomba do Pinheiro, Zona Leste da Capital. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por quatro garis e um fiscal do DMLU, com o auxílio de uma retroescavadeira e dois caminhões, fará a remoção dos focos de lixo ao longo da via.

ÁGUA 1 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que devido a uma manutenção da CEEE Equatorial para melhorias na rede elétrica pode haver desligamento de unidades responsáveis pelo abastecimento de água em Porto Alegre. As ações prosseguem neste sábado, 1º. O serviço programado pela CEEE Equatorial deve afetar o abastecimento da rede elétrica da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Belém Velho 2. A atividade pode causar desabastecimento ou baixa pressão nos bairros Belém Velho, Restinga e Vila Nova. Caso ocorra falta d’água, o retorno total do abastecimento pode se estender pela madrugada de sábado, 1º, nas áreas mais distantes da rede distribuidora.

ÁGUA 2 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que devido a serviços programados pela CEEE Equatorial para melhorias na rede elétrica, poderá ocorrer desabastecimento ou baixa pressão em bairros da Zona Norte e do Centro neste domingo, 2, a partir das 8h. A ação da concessionária de energia pode afetar as estações de bombeamento de água bruta responsáveis por captar a água do Guaíba e enviar para as estações de tratamento Moinhos de Vento e São João, localizadas na avenida Voluntários da Pátria. Caso ocorra desabastecimento, todo o sistema deve normalizar na noite e início da madrugada de segunda-feira, 3.

FEIRA VEGANA - O Jardim do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebe pela primeira vez no ano edição da Feira Vegana neste domingo, 2. O evento ocorre na rua 24 de Outubro, nº 200, no bairro Moinhos de Vento, das 12h às 18h. O jardim tem acesso gratuito e é aberto ao público. Além das tradicionais bancas com peças de arte, cerveja artesanal, sushi, burgers, salgados, cosméticos e brechós beneficentes, a Feira terá doces, ovos de Páscoa, trufas e diversas opções de presentes. Outra novidade anunciada pela organizadora da Feira Vegana de Porto Alegre, Taís Pereira, é que o evento passa a dar espaço para novos artesãos e artesãs.

FEIRA DE NEGÓCIOS - Neste sábado, 1º, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo estará presente na 37º Feira de Negócios Turísticos Ugart. Destinada exclusivamente a agentes de viagens e operadoras de turismo do Sul do país, a feira ocorre no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, na av. Diário de Notícias, 300. Estão previstas palestras, rodada de negócios, experiências gastronômicas, apresentações de dança e a entrega do Prêmio Ugart Inovação. A SMDET estará presente na feira com um estande, onde irá expor o potencial turístico de Porto Alegre.

PINACOTECA RUBEN BERTA - A primeira edição da Mostra Editorial Independente será realizada neste sábado, 1º, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico). A iniciativa conta com as editoras literárias Mínimo Múltiplo, Casa 29, Avec, Boaventura e Arte Em Livros. As casas editoriais gaúchas vão mostrar uma seleção de seus trabalhos, das 10h às 17h, e vender exemplares com desconto. Além dos livros, haverá outras grandes atrações: um pocket show e bate-papo sobre a relação entre música e literatura com o violonista Rodrigo Nassif e exposições de telas do artista visual Marcelo Pferscher e de trabalhos dos ilustradores Beto Soares, CDD’Vaz e Mauro Freitas.

CINEMA 1 - A segunda semana de exibições do 1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema (Efic) apresenta sessões comentadas de duas produções do Rio Grande do Sul e a trilogia de filmes da diretora argentina María Alvarez, que vem a Porto Alegre conversar com o público. A programação tem entrada franca e acontece na Cinemateca Capitólio. Saiba mais.

CINEMA 2 - Iniciativa pioneira na formação de público no Rio Grande do Sul, o Programa de Alfabetização Audiovisual completa 15 anos de atividades em abril. Para comemorar, a Sessão Vagalume terá uma edição especial com entrada gratuita dentro da programação do Efic. O título escolhido é a longa-metragem Perlimps, mais nova produção do premiado cineasta Alê Abreu (de O Menino e o Mundo, animação indicada ao Oscar em 2016). As sessões serão realizadas nos dias 1º e 2 de abril, às 15h, na Cinemateca Capitólio. As senhas para o público vão ser distribuídas a partir das 14h.

PÁSCOA INDÍGENA - O Parque Harmonia recebe acampamento de indígenas vindo do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor, das 7h às 20h, o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia e no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

SEMINÁRIO DE MOBILIDADE - O 1º Seminário de Educação para a Mobilidade será transmitido de forma on-line. O evento gratuito ocorre na quarta-feira, 5, das 8h30 às 18h, e é alusivo aos 25 anos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), completados no mês de abril. Quem ainda não se inscreveu, mas tem interesse em participar, pode acessar o link para realizar a inscrição do evento que será transmitido pelo canal youtube da EPTC Educação. Somente pessoas que se inscreverem receberão o certificado. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana encerrou as inscrições presenciais devido ao grande número de inscritos e a capacidade de público no Auditório da Famurs, local do evento.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes