Prefeitura realizou 200 mil atendimentos mensais na área social em 2022

10/01/2023 12:05
Rodger Timm/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Cadastro Único é um dos serviços realizados pela Fasc

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) realizou 200 mil atendimentos/mês em 2022. Em um ano com foco na melhoria dos espaços, qualificação dos projetos técnicos e fortalecimento da rede própria e parceira, foi intensificada a atuação desde os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) até as medidas de proteção social de alta complexidade.

O presidente da Fasc, André Coronel, destaca que com o alinhamento do Plano de Ação, investimentos e parcerias que gerem oportunidade, especialmente aos jovens, o ano de 2023 será assertivo. “Atendemos mais de 10 mil adolescentes por mês e mais de 1,6 mil pessoas em situação de rua identificadas em Porto Alegre. Precisamos de possibilidades para que essas pessoas superem as suas vulnerabilidades e sigam a vida com autonomia”, afirma.

De acordo com a diretora técnica da fundação, Júlia Obst, são centenas de famílias e pessoas acompanhadas em suas vulnerabilidades e necessidades pelos serviços da assistência social, construindo novas possibilidades de projetos de vida e garantia de seus direitos.

Principais atendimentos:

Cras e Creas - São mais de 40 mil famílias atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social e Cidadania (Cras) e 20 mil nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) por mês. No Cras o acesso é espontâneo. Já no Creas, o atendimento acontece por meio de avaliação das equipes técnicas.

Fortalecimento de vínculos - Mais de 15 mil crianças e adolescentes, adultos e idosos são atendidos, por mês, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) acompanhados pelas equipes dos Cras e dos Serviços de Atendimentos Integral às Famílias (SAFs). Destes, 10 mil são crianças e adolescentes. O serviço visa a prevenção de situações de vulnerabilidade até medidas de proteção social de alta complexidade, como o acolhimento institucional.

Cadastro Único - Mais de 180 mil famílias foram atendidas para consulta ao sistema e atualização de dados ou novos cadastros. A partir da ampliação dos postos descentralizados especializados no sistema do governo federal, a prefeitura atingiu a Taxa de Atualização Cadastral (TAC). Entre julho e dezembro, a TAC passou de 50% para 79,02%, enquanto que a média nacional é de 80,53%. No dia 16 de janeiro, mais duas unidades serão abertas.

Auxílio alimentação - Cerca de 5 mil famílias, que recebiam cestas básicas durante a pandemia, agora são beneficiadas com o Cartão Alimentação. O benefício garante segurança alimentar às pessoas acompanhadas nos Cras e/ou em situação de extrema vulnerabilidade. Mais mil famílias e 500 núcleos de povos tradicionais continuam recebendo o benefício na modalidade de cesta básica, somando 6, 5 mil auxílios alimentação.

 Abordagem social - As 12 equipes de abordagem social realizam buscas ativas e abordagens sistemáticas, diariamente, em todas as regiões da cidade. São 1,6 mil pessoas identificadas em situação de rua. As equipes ofertam os serviços da rede até o convencimento para acesso aos acolhimentos institucionais e acompanhamento de projetos de vida até a sua autonomia. A Central de Abordagem pode ser acessada pelo número 156, opção 7.

 

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça

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