Cras Extremo-Sul reúne idosos em oficina sobre alimentação saudável

24/03/2023 10:59
Talles Kunzller / FASC / PMPA
Desenvolvimento Social
Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira

Vinte idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), acompanhados por técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Extremo-Sul, participam de uma oficina de alimentação saudável realizada pela Coordenação de Alimentação e Nutrição (Coanut) da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23.

O presidente da Fasc, Tiago Simon, participou da abertura. “Esse momento é muito enriquecedor. O tema é cada vez mais fundamental para qualidade de vida, de saúde. Alguns produtos com alto teor de açúcares, gordura saturada e sódio devem ser evitados, pois causam danos já na infância", afirma. 

A coordenadora da Coanut, Carolina Heineck da Cunha, ressalta a importância de conversar com idosos sobre a escolha correta dos alimentos, uma forma de integração e aprendizado mútuo. “Uma alimentação saudável visa melhorar a qualidade de vida a curto, médio e longo prazo", diz.

“No grupo eles encontram e fazem amigos. Aqui temos um espaço de prevenção à saúde mental e psíquica", destaca a coordenadora do Cras, Marizete Velloso. De acordo com Marizete, o trabalho desenvolvido gera novos hábitos, desde atividades físicas até a alimentação. É um investimento nas pessoas acompanhadas, mas principalmente na terceira idade.

Horta - A área de nutrição da Fasc tem percorrido as regiões para dar dicas e orientações aos grupos. O próximo projeto é auxiliar na implantação de hortas comunitárias. O cultivo deve iniciar na segunda quinzena de abril, depois de algumas oficinas em sítios da região. 

O aposentado Valdir Borges, 70 anos, cultiva um canteiro de flores na unidade de saúde do bairro Chapéu do Sol e uma horta com verduras em sua casa. Ele diz que vai auxiliar na implantação da horta no Cras. “Eu me aposentei e ajudo no postinho e em casa tenho de tudo: couve, alface, repolho, abobrinha e até ervilha. Agora vou ajudar aqui no Cras'', comenta.

Grupos - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Fasc, conta com 11 grupos de SCFV Idosos, somando mais de 800 atendidos na cidade. Os idosos acessam o serviço depois de atendimento e avaliação das equipes de cada região.

 

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça