Prefeitura reforça ações de fiscalização e educativas na avenida Tronco

06/01/2023 16:03
Rodger Timm / PMPA
Mobilidade Urbana
Equipe multidiciplinar vez uma vistoria no local antes da reunião com a comunidade

Nesta sexta-feira, 6, a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) receberam, na sede da EPTC, representantes dos moradores da região da avenida Tronco para tratar da mobilidade urbana, após o racha que culminou com a morte de um pedestre nesta semana. Representantes da comunidade solicitaram que fosse intensificada a fiscalização no trecho, apontaram locais e horários em que há mais infrações e maior risco à população. Também participaram da reunião o delegado Cesar Carrion, da Delegacia de Delitos de Trânsito, e o capitão Hector Justo do 1º Batalhão de Polícia Militar.

O delegado responsável pelo caso destacou a empenho das forças de segurança para solucionar a ocorrência. “Estamos trabalhando com o fato de ser um racha, e a previsão é solucionar o caso o mais rápido possível para o encaminhamento à Justiça”, explica Carrion. A Brigada Militar diz que segue com apoio à Polícia Civil e prefeitura, para garantir a segurança no local. “A BM está presente, vai intensificar o patrulhamento e o apoio necessário, se preciso com ações específicas, barreiras, entre outras ações”, ressaltou o capitão Hector.

A prefeitura já havia reforçado as ações na região após a liberação do trecho, mas destaca que ações especiais foram desenvolvidas após a ocorrência, resultado de um comportamento imprudente. Antes da reunião, nesta manhã, uma equipe multidisciplinar da SMMU e EPTC realizaram uma vistoria no local.

“Estamos preocupados porque as pessoas têm passado por lá em alta velocidade”, destaca Luciano Soares Cardoso, morador da região. Em resposta aos relatos de moradores, equipes irão reforçar a sinalização em alguns pontos para qualificar a mobilidade urbana. Ações de fiscalização já estão programadas para a próxima semana. “Todo trecho que sofre alteração e é liberado precisa de um tempo para análise e verificação da necessidade de ajustes. Isso só pode ser realizado com a abertura total da via para diagnosticar se existe necessidade de alguma complementação”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Para o diretor-presidente da EPTC, é preciso um tempo de adaptação da comunidade, que deve circular com atenção redobrada no trecho, além de intensificar a presença de agentes no local para inibir infrações que possam resultar em acidentes. O condutor que estava participando de um racha na semana passada que resultou na morte de um morador, além do crime por essa conduta, não possui habilitação. “Iremos intensificar a presença ostensiva, ampliar a fiscalização, além de já ter um cronograma de ações educativas para alertar a população sobre os principais riscos”, destacou Ramires. As ações da equipe de fiscalização continuam a ser realizadas diariamente. Além disso, outras educativas já foram programadas a partir deste fim de semana.

Vistoria técnica – Na manhã desta sexta-feira, 6, antes da reunião com a comunidade local, uma equipe multidisciplinar da SMMU e EPTC composta por engenheiros, fiscais de trânsito, transporte e educação para mobilidade, foi até o local realizar uma vistoria para verificar a sinalização e comportamento dos condutores e pedestres na via para avaliar riscos, eventuais alterações e ações para evitar acidentes. Também pela manhã, houve reunião com as duas empresas que operam o transporte coletivo na região com o foco em orientar os operadores em relação ao cuidado com pedestres e motoristas que estão se acostumando com as mudanças a partir da liberação da via.

Ações programadas pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC

Sábado, 6

9h - No Limite da Via: ação integrada com a Fiscalização.

10h - Entrega de material impresso sobre mobilidade ativa aos pedestres no entorno da ação No Limite Da Via

14h - Sensibilização: Abordagem educativa de pedestres com entrega de material impresso com o tema mobilidade ativa (pedestres e ciclistas)

Domingo, 7

9h - Abordagem educativa a pedestres com entrega de material impresso e distribuição de brindes com foco no pedestre idoso.

Segunda-feira, 09

9h e 14h - Operação Cruzeiro Do Sul: abordagem a pedestres e transporte coletivo com distribuição de material impresso com orientações de segurança.

Terça-feira, 10

10h e 14h – Operação Cruzeiro Do Sul: Abordagem a pedestres e transporte coletivo com distribuição de material impresso com orientações de segurança.

Quarta-feira, 11

9h - Operação Cruzeiro Do Sul: abordagem a pedestres e transporte coletivo com distribuição de material impresso com orientações de segurança.

14h – Operação Cruzeiro do Sul No Limite Da Via, ação integrada com a fiscalização.

14:30 – Ação de abordagem a pedestres com distribuição de brindes (camiseta pedestre idoso).

Quinta-feira, 12

9h - Operação Cruzeiro Do Sul: Abordagem a pedestres e transporte coletivo com distribuição de material impresso com orientações de segurança.

14h30 – Operação Cruzeiro do Sul, ação de abordagem a pedestres com distribuição de brindes (camiseta Pedestre Idoso) e material impresso com orientações de segurança.

Sexta-feira, 13

9h - Operação Cruzeiro do Sul: abordagem a pedestres e transporte coletivo com distribuição de material impresso com orientações de segurança.

14h - Operação Cruzeiro do Sul: abordagem a pedestres e transporte coletivo com distribuição de material impresso com orientações de segurança.

Obs.: Programação sujeita à alteração em caso de condições adversas.

 

Gabriela Duarte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes