Prefeitura mobilizou operação de transporte e trânsito neste domingo de eleição

30/10/2022 19:36
Cesar Lopes / PMPA
Mobilidade Urbana
Operação com 6 mil viagens de ônibus e 50% a mais que um domingo normal garantiu a tranquilidade nos deslocamentos

Neste 2º turno das eleições, a prefeitura organizou um esquema especial que garantiu a normalidade do transporte público e do trânsito da Capital. Com uma estimativa de transportar 360 mil passageiros, a operação foi montada com capacidade para 500 mil usuários, com um custo estimado em cerca de R$ 1,2 milhão. 

“Para facilitar os deslocamentos dos eleitores, foram oferecidas em torno de 6 mil viagens de ônibus com uma frota de mais de 400 veículos em operação. Isto representa 50% a mais do que um domingo normal, o que possibilitou que as pessoas pudessem se deslocar com tranquilidade em todas as regiões da cidade e com o passe livre irrestrito garantido por lei”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram o monitoramento e orientação do transporte, com o foco no melhor atendimento ao usuário do sistema. A maior movimentação durante o dia de passe livre foi registrada no final da manhã e ajustes foram realizados para o atendimento dos passageiros. Foram disponibilizados veículos extras pelos consórcios e Carris, dos quais houve a necessidade do uso de nove ônibus para reforçar as linhas T8, T4 e T12, com maior demanda.

Para garantir a fluidez e a segurança viária, os agentes da EPTC fiscalizaram a operação do transporte público e orientaram a população quanto ao respeito às normas de circulação e conduta e à sinalização, pois os veículos estacionados em locais proibidos muitas vezes impossibilitam a circulação dos ônibus. 

No trânsito, foram registradas 36 ocorrências, entre oito acidentes com vítimas, inclusive com um óbito em um sinistro de trânsito na avenida Wenceslau Escobar, na Zona Sul, além de oito ocorrências com danos materiais e um cruzamento com semáforos fora de operação em razão de furto de cabos, na avenida Ipiranga com Silva Só, entre outros. Participaram da operação 84 agentes de fiscalização de trânsito e transporte em 27 viaturas e sete equipes para manutenção elétrica e da sinalização.

A Central de Atendimento ao Cidadão da EPTC atendeu 106 ligações no período das 6h às 17h, na sua maioria sobre com informações a respeito do passe livre e dos horários e itinerários das linhas de ônibus.

Bloqueios - A avenida Padre Cacique permaneceu bloqueada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), no sentido bairro-Centro, entre a Barão do Cerro Largo e José de Alencar, desde a manhã do sábado, 29, e também neste domingo, 30.

 

Gustavo Roth

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes