EPTC promove melhorias em sinalização viária do bairro Cidade Baixa

06/02/2023 07:14
Aline Rimolo / EPTC / PMPA
Mobilidade Urbana
Avisos sobre limite de 30 km/h para veículos nas vias serão reforçados

Nesta segunda- feira, 6, a prefeitura começa a implantar melhorias na sinalização viária e para a mobilidade da Cidade Baixa por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). As ruas Olavo Bilac, Luiz Afonso e Lobo da Costa irão receber reforço de sinalização para o limite de velocidade das vias, que é de 30 km/h, além de ciclorrotas, dentro do projeto do município de fazer a conexão da malha cicloviária.

O projeto foi apresentado pelo diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, para a representante da Associação de Moradores Vizinhança na Calçada, Carla Santos. “Fomos procurados pela associação e solicitei aos técnicos análise a respeito das necessidades da região para melhorar a segurança viária”, explica Ramires.

“Junto com a revitalização da sinalização horizontal, estamos implantando as ciclorrotas que também contribuem para a redução da velocidade, dando maior segurança ao ciclista e ao motorista”, completa o gestor da EPTC, lembrando que a conscientização de cada um sobre seu papel no trânsito também é fundamental para uma mobilidade mais segura.

No total, serão implantados aproximadamente dois quilômetros de ciclorrotas, espaço compartilhado com veículos que consiste na sinalização do asfalto indicando que o percurso também é recomendado para ciclistas.

Além disso, será feito o reforço da sinalização de 30 km/h, limite máximo permitido nas três vias com o foco em dar mais segurança para quem circula a pé. As ciclorrotas fazem conexões com vias importantes na região como Érico Veríssimo, José do Patrocínio e João Alfredo. Toda implantação deverá ser realizada ao longo de fevereiro.

Intervenções na Cidade Baixa

Olavo Bilac - A via irá receber 900 metros de ciclorrota, desde a rua Vieira de Castro até conectar com a ciclovia da avenida Érico Veríssimo. Além disso, será feito o reforço da sinalização vertical e horizontal (pintura no asfalto) de 30 km/h, com o foco em dar mais segurança para quem circula a pé.

Luiz Afonso – Terá 700 metros ciclorrota, partindo da avenida João Pessoa, cruzando com a ciclovia da José do Patrocínio e interligando com a João Alfredo. A via receberá placas novas de 30 km/h reforçando a regulamentação da via que prevê velocidade reduzida e ampliação da segurança a pé.

Lobo da Costa – Serão 360 metros de ciclorrota e reforço de sinalização para a velocidade máxima de 30 km/h.

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes