Confira as atividades desta semana da Escola Pública de Mobilidade

13/03/2023 08:58
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Equipe da Escola de Mobilidade realiza ações educativas

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a agenda de atividades educativas para conscientizar sobre um trânsito mais seguro. As ações são realizadas pela Escola Pública de Mobilidade e direcionadas para diversos públicos. Nesta semana, de 13 a 17, a equipe irá realizar ações de educação para o trânsito com motoristas, ciclistas e crianças. 

Na quarta-feira, 15, acontece mais uma edição do programa Um Dia de Agente com rodoviários do consórcio Viva Sul. Criado em 2017 por meio do programa permanente de educação para o trânsito, o programa tem o objetivo de dar transparência e aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana em Porto Alegre. Mais de 460 pessoas já participaram da experiência, entre a população em geral, líderes comunitários, políticos, jornalistas, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais. Para participar, acesse aqui ou o portal.  

Na quinta e sexta-feira, 16 e 17, ocorre o Projeto Ciclista Seguro em empresas de ônibus. A ação foca em orientar motoristas de coletivos sobre o espaço seguro entre o condutor da bicicleta e o veículo. Haverá instrução sobre incidentes envolvendo os dois modais e os benefícios do incentivo ao uso da bicicleta como modo de transporte. O objetivo é demonstrar aos condutores envolvidos, através da dinâmica, os riscos que correm ao deixar de guardar a distância lateral ao passar ou ultrapassar o ciclista. 

Além de iniciativas voltadas ao exercício da cidadania, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino à distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores particulares ou profissionais de diversos modais. Os interessados em participar devem mandar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br

As atividades fazem parte do Plano de Segurança Viária Sustentável, que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. O plano segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda 2030. 

Confira a programação:

Terça-feira, 14

15h30 - Projeto Educação Social e Mobilidade, para crianças na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho, bairro Vila Ipiranga

21h - Projeto CFC Amigo da EPTC, para alunos do CFC Castelo, via aplicativo

Quarta-feira, 15

13h30 - Programa Um dia de Agente com rodoviários. Para participar, acesse aqui ou o portal.  

Quinta-feira, 16

9h30 - Projeto Ciclista Seguro, ação na pele do ciclista na empresa Sopal, bairro Rubem Berta

15h - Projeto Empresa Amiga da EPTC, para colaboradores da Unimed, bairro Farroupilha

Sexta-feira, 17

9h30 - Projeto Ciclista Seguro, ação na pele do ciclista na empresa Presidente Vargas, bairro Glória

Obs.: Em caso de chuva, as ações poderão ser transferidas.

  

 

Caroline Callai (estagiária)/Supervisão: Aline Rimolo

Andrea Brasil