Veículos abandonados nas vias da Capital possuem um novo destino

05/06/2021 15:04
DMLU / PMPA
LIMPEZA URBANA
Cinco automóveis foram recebidos na Unidade de Triagem da Lomba do Pinheiro,

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), deram início a um projeto-piloto de recolhimento e destinação de sucatas de veículos em situação de abandono retiradas das ruas na Capital. Na ação, as carcaças, que não tiverem identificação (placa ou nº de chassis) recolhidas nas vias de Porto Alegre passam a ser encaminhadas para a Unidade de Triagem da Lomba do Pinheiro, para comercialização como resíduo reciclável. Cinco automóveis foram recebidos nesta sexta-feira, 4.

O objetivo é aumentar a quantidade de resíduos recebidos nas Unidades de Triagem (UTs) da cidade, o que impacta em um acréscimo na renda dos trabalhadores. A remoção será realizada pelo menos uma vez por semana, com a constatação das condições de abandono dos veículos. A EPTC estuda uma revisão na legislação para possibilitar que os carros abandonados ou sucatas, que hoje estão à espera de um leilão, possam também ser destinados à Associação de Triagem de Resíduos Sólidos Domiciliares da Lomba do Pinheiro, revertendo em renda para os quase cem triadores do local.

O projeto começa pela UT Lomba do Pinheiro, mas o DMLU pretende ampliar o recebimento desse tipo de material para as demais UTs da cidade, mediante a adequação dos espaços às necessidades operacionais. “Precisamos avaliar em cada unidade qual a área disponível para armazenar as sucatas, o tipo de equipamento que vai ser usado para auxiliar na operação e, também, a mão de obra disponível. Vamos ver como será a logística e, havendo condições, a ideia é replicar a experiência”, explica o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques. 

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, considera muito bem-vinda a ação: "Além de dar o destino ambientalmente correto aos resíduos, o encaminhamento desse tipo de material às Unidades de Triagem é um incremento de recurso que beneficia diretamente os associados, gerando mais renda para os trabalhadores e suas famílias”. 

Além do acúmulo de sujeira no entorno, os veículos abandonados tomam espaço nas vias públicas, impactando na quantidade de vagas de estacionamento gratuitas disponíveis. As denúncias ou os pedidos para a retirada devem ser registrados no sistema de atendimento da prefeitura, o 156. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

UTs - Os resíduos separados pela população geram emprego e renda para trabalhadores formalmente organizados em associações. A Coleta Seletiva recolhe os resíduos recicláveis e os encaminham para as 16 unidades de triagem de Porto Alegre. Nesses locais, os trabalhadores fazem a separação por tipo (plásticos, papel, embalagens longa vida, vidro, isopor, garrafas plásticas), prensam, agrupam em fardos e negociam autonomamente a venda desses materiais para a indústria de reciclagem e/ou reaproveitamento. O resultado da comercialização dos resíduos é dividido entre os integrantes das associações ou cooperativas que gerem cada UT.  A Prefeitura de Porto Alegre fornece a infraestrutura para as UT contratadas e garante o custeio de manutenção. 

Vantagens – Além dos benefícios sociais, a entrega correta dos resíduos recicláveis traz vantagens ambientais e econômicas. Diariamente, o DMLU recolhe nas residências cerca de 1.126 toneladas de resíduos. Desse total, 51 toneladas são de recicláveis recolhidos pela Coleta Seletiva e as quase 1.100 toneladas restantes são de resíduos orgânicos e rejeito da Coleta Domiciliar. Soma-se aos orgânicos e rejeito os resíduos públicos e as cargas recebidas na Estação de Transbordo, em que se chega a um total de 1.640 toneladas/dia de material enviado para o aterro sanitário. 

Estima-se que 252 toneladas/dia com potencial reciclável são descartadas indevidamente junto com os orgânicos e rejeito e, com isso, acabam sendo enviadas para o aterro sanitário de Minas do Leão. O custo total para enviar esses resíduos com potencial de reciclagem para o aterro é de aproximadamente R$ 736 mil por mês, o que equivale a 8,8 milhões por ano.

Para notificar sobre veículo nesta situação, o cidadão pode utilizar o aplicativo 156+POA ou entrar em contato pelos telefones do Atendimento ao Cidadão, 156 da Prefeitura ou 118 da EPTC, e também através da Carta de Serviços.

Fiscalização - Sucata e Veículo Abandonado
 

 

Andiara Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes