Drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos acontece na Praça Brigadeiro Sampaio

26/11/2022 06:27
Divulgação / PMPA
LIMPEZA URBANA
População pode descartar lixo eletrônico neste sábado, no Centro Histórico

A praça Brigadeiro Sampaio, junto à esquina com rua General Portinho, no Centro Histórico, vai receber o drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos sem uso neste sábado, 26, das 9h30 às 17h. A  Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), realiza a campanha para retirada destes materiais.

O objetivo é promover a destinação correta dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo e incentivar a logística reversa na região. A orientação para as pessoas que desejam descartar os resíduos é de que verifiquem quais equipamentos não estão mais funcionando ou estão obsoletos em casa, recolher todos eles, desde fones de ouvidos a geladeiras, e levar até ao local.

A equipe da ABREE irá falar sobre a importância da destinação ambientalmente correta dos materiais e tirar dúvidas dos moradores. O DMLU estará participando da atividade e divulgando os sete Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere) espalhados pela cidade. Para saber qual o Pere mais próximo de sua casa, clique aqui. Para acessar a lista de quais resíduos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser entregues nos Pere, clique aqui.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, destaca que este tipo de ação busca a conscientização das pessoas. “Queremos mostrar à população que cada resíduo precisa ter o destino certo. Só assim, numa parceria entre o Poder Público e contribuintes, é que teremos uma cidade mais sustentável, limpa e agradável de se viver”, destaca.

"Essa parceria com a prefeitura de Porto Alegre é essencial para mostrarmos para a população que um pequeno ato pode gerar muitas soluções para a região, desde novos ciclos para os materiais reciclados até a geração de novos empregos. Quanto mais pessoas aderirem a esse hábito e forem conscientizadas, mais o meio ambiente será preservado", explica o presidente executivo da ABREE, Sergio de Carvalho Mauricio.

Com o descarte correto, é possível diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias. Além disso, esse processo da logística reversa produz também impacto positivo na economia, com potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e movimentar mais de R$ 700 milhões no mercado, segundo o governo federal.

Descarte correto - No site da ABREE, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento.

Drive-thru para coletar eletroeletrônicos e eletrodomésticos em Porto Alegre:
- Data: sábado, 26 de novembro
- Horário: 9h30 às 17h
- Local: Praça Brigadeiro Sampaio (Centro Histórico)

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:
- Celulares
- Fone de ouvidos
- Geladeiras
- Baterias
- Televisores
- Secadores
- Batedeiras
- Fogões
- Micro-ondas

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Adriana Machado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes