DMLU prepara vias para procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

19/08/2022 08:45
Jacquelline Jorge/DMLU PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Cerca de 35 garis trabalham na limpeza das vias do itinerário da Procissão de Navegantes

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está preparando as ruas que fazem parte do itinerário da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que ocorre neste domingo, 21, em edição especial em seu 147º ano. Os serviços de varrição, capina, roçada, raspagem e pintura de meio-fio foram divididos entre as equipes da Seção Centro e do Setor Norte do DMLU e contam com um efetivo de 35 pessoas.

Os serviços estão sendo realizados nas avenidas Mauá, Castelo Branco, Sertório e nas ruas Vigário José Inácio e Voluntários da Pátria, incluindo o largo Edgar Koetz e a praça dos Navegantes. A previsão é de que a ação siga até a sexta-feira, 19. 

As atividades de limpeza terão continuidade no dia 21, durante o trajeto de 10 quilômetros da procissão, desde o Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, até a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro de mesmo nome. Serão 30 garis do DMLU que acompanharão a festa, trabalhando de forma intercalada, e haverá a instalação de 15 lixeiras ao longo do trajeto do cortejo. “A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é um marco da nossa cidade e o DMLU esta trabalhando para que tudo esteja devidamente preparado para receber os devotos desta festa que homenageia os 250 anos da nossa cidadeâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Procissão - Depois de dois anos paralisada devido à pandemia, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes terá uma edição especial no dia 21 de agosto, a partir das 8h30. Com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), a festa religiosa tem o slogan “O coração do povo de Porto Alegre†e homenageará os 250 anos da Capital.

A Festa dos Navegantes é a maior manifestação cultural e religiosa da Região Sul do Brasil em devoção à Nossa Senhora dos Navegantes. É celebrada anualmente desde 1875, tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, em Porto Alegre. A expectativa dos organizadores é que mais de 200 mil fiéis participem do evento, em seu tradicional trajeto a pé do Centro Histórico até o Santuário, nas proximidades das pontes do Guaíba.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Jacquelline Jorge (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado

Cristiano Vieira