DMLU: Exposição fotográfica mostra a coleta de 17 toneladas de resíduos no Morro da Cruz
A mostra fotográfica (In) Visibilidade do Gari, realizada no sábado, 6, registrou a coleta manual de aproximadamente 17 toneladas de resíduos no Morro da Cruz pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A equipe de 20 garis protagonizou a limpeza e revitalização do local coberto de detritos, que aos poucos foi abrindo espaço para a vegetação.
A exposição, parte do calendário oficial dos 250 anos de Porto Alegre, ocorreu no evento Conexão Morro da Cruz, na travessa Vinte e Cinco de Julho, 1.572, bairro São José. A série de imagens foi produzida pelas moradoras Letícia Garcia Cardoso (33) e Sheron Moraes (23). Para a coleta dos materiais, os trabalhadores subiram e desceram centenas de vezes, levando um tonel carregado de detritos, enquanto outros cavaram o lixo da terra. Toda a limpeza foi realizada manualmente. Foram 30 dias de trabalho.
“O DMLU está engajado na tarefa árdua de combater os focos de resíduos pela cidade, através da limpeza e revitalização, e também com um trabalho de prevenção e sensibilização ambiental. Estamos levantando essas discussões sobre o meio ambiente, e a sociedade precisa ter mais responsabilidade sobre os resíduos que produz. Sem esta consciência sobre consumo e descarte, podemos causar o mal para a nossa própria casa, o nosso planeta”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.
A série de imagens funciona tanto para registrar o enorme volume de resíduos no local que foi, pouco a pouco, dando lugar ao verde natural da vegetação, quanto para dar visibilidade ao gari, protagonista dessa atividade tão importante para toda a sociedade. O DMLU providenciou a impressão e a curadoria das fotos.
"Sábado foi um dia histórico para a Comunidade do Morro da Cruz e para a nossa Ong. A chuva que veio nos desafiou para sermos ainda mais resilientes e criativos. E o evento Conexão Morro da Cruz realizou seu objetivo, recebeu com muito carinho as pessoas que foram conhecer nossa comunidade e projetos. Destaco aqui a parceria com o DMLU, que nos brindou com uma linda mostra fotográfica e merece muitos aplausos por destacar o importante trabalho dos garis. No registro fotográfico de um grande trabalho, feito por dezenas de aguerridos garis, conseguimos ter a noção do seu importante papel na nossa sociedade", ressaltou a antropóloga e presidente do Coletivo Autônomo Morro da Cruz, Lúcia Scalco.
O evento Conexão Morro da Cruz, promovido pelo Coletivo Autônomo Morro da Cruz, reuniu arte, cultura e consciência ambiental. A Feira Solidária promoveu cultura, feira de empregos e projetos variados. Foram ações em saúde, bancas informativas, espaço cultural, comercialização, exposição de trabalhos, oficinas educativas e prestação de serviços.
A Feira da Rede Comunitária do Morro da Cruz faz parte do calendário da Virada Sustentável e também contou com o apoio do CIEE, SoftDesing e Warren, que promoveram uma feira de qualificação profissional e oportunidades.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Andrea Brasil