Dia do Gari marca início da 18ª Semana Cidade Limpa

16/05/2023 08:46
Pedro Piegas/PMPA
Serviços Urbanos
Atividades de conscientização acontecerão em diversos pontos da Capital

Com o tema Cidade limpa é aquela que ninguém suja, a 18ª Semana Cidade Limpa de Porto Alegre deste ano acontecerá de terça-feira, 16, até sábado, 20, e busca estimular os cuidados com a cidade. Um café da manhã, no dia 16, será servido pela Associação dos Servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (ASDMLU) em parceria com o departamento, a aproximadamente 100 garis no estacionamento da sede, na avenida Azenha, 631, e marca a abertura das atividades do Dia do Gari.

Ainda na terça-feira, no auditório do departamento, será oferecido um workshop de boas vindas aos novos servidores e colaboradores do DMLU, apresentando a estrutura do órgão e também uma capacitação sobre gestão de resíduos e sustentabilidade.

Na semana, ocorrerão atividades de Plantio Urbano Sustentável nas regiões Eixo-Baltazar, Cruzeiro e Partenon, visando ocupar e recuperar áreas degradadas com descarte irregular de resíduosNo sábado, 20, um estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos com maquetes de unidade de triagem e de composteira caseira poderá ser visitado no Centro Social Marista, no bairro Mário Quintana.

Serão oferecidas explicações sobre o funcionamento das usinas de reciclagem e a correta segregação dos resíduos, mostrando exemplos de materiais recicláveis. Serão distribuídos folderes informativos sobre a segregação correta.

Plantio Urbano Sustentável - Os plantios ocorrem em várias regiões da cidade onde antes existiam descartes irregulares, os conhecidos focos de lixo. Na revitalização dos espaços, são utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, além de um composto orgânico que é produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.

A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para preservação do meio ambiente.

Educação Ambiental - As ações da campanha Cidade limpa é aquela que ninguém suja visam combater os focos de lixo e estimular conceitos de segregação correta de resíduos, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, destaca que muitas pessoas vivem da comercialização dos resíduos sólidos. "O resultado efetivo da coleta na Capital começa em casa, quando os resíduos são separados corretamente e descartados no dia e local corretos. A conscientização dos moradores é parte fundamental de toda esta cadeia e é com a participação de todos que conseguimos manter nossa cidade mais limpa", afirma.

“Nesta semana estamos fazendo um mutirão de plantios e ajardinamento, visando a redução dos focos de lixo por meio de um pacto com a população para a correta separação dos resíduos e cuidados com a cidade”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Programação da Semana Cidade Limpa

Terça-feira, 16

8h30 - Café da manhã com os garis
Local: sede do DMLU na avenida Azenha, 631, bairro Azenha

10h – Workshop para novos servidores e colaboradores
Local: Auditório do DMLU na avenida Azenha, 631, bairro Azenha

Quarta-feira, 17

9h – Plantio Urbano Sustentável
Local:
avenida Adelino Ferreira Jardim, 365, bairro Rubem Berta e mais cinco pontos da região Norte.

Quinta-feira, 18

9h – Plantio Urbano Sustentável
Local: avenida
Moab Caldas, 1213, bairro Santa Tereza e mais cinco pontos da região Sul.

Sexta-feira, 19

9h – Plantio Urbano Sustentável

Local: Rua Paulino Azurenha, 341 (Partenon) e mais cinco pontos da região Leste.

Sábado, 20

Das 11h às 16h – Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local:
Centro Social Marista, na Estrada Antônio Severino 1493, bairro Mário Quintana.
  

 

Adriana Machado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes