Dia da Água: DMLU indica pontos de entrega de óleo de fritura

22/03/2023 11:05
Cristine Rochol/PMPA
SMSURB
Porto Alegre conta com 88 locais que recebem esse tipo de resíduo, situados em diversos bairros

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) relembra os pontos para entrega de óleo de cozinha. Ao todo, são 88 locais que recebem esse tipo de resíduo em Porto Alegre, situados em diversos bairros.  

Os Pontos de Entrega de Óleo de Fritura (Peof) são uma opção para o descarte correto desse tipo de resíduo. A empresa conveniada, a Ecológica, recolhe o material deixado nos espaços para encaminhá-lo ao destino mais adequado. Para saber onde ficam os Peofs, clique aqui.

"É muito importante que a população esteja ciente dos problemas causados pela destinação imprópria deste resíduo, que deve ser descartado corretamente para não prejudicar outras formas de vida, principalmente marinhas. Orientamos que o cidadão guarde o que restou do óleo de fritura em uma garrafa, a feche bem e encaminhe a um dos pontos de descarte distribuídos na nossa cidade", ressalta o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques dos Reis.

O material, por ser menos denso que a água, forma uma película sobre ela, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados em pias ou vasos sanitários, que são redes coletoras de esgoto. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio. Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros d’água.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Marcos Felipi, o apoio da população é fundamental para que o óleo não seja mais um problema no descarte irregular de resíduos. "Se cada vez mais pessoas ficarem atentas a isso, poderemos ter avanços ainda maiores na nossa cidade", afirma.

Como entregar o óleo de fritura no Peof - Reserve o óleo de cozinha usado em sua casa, colocando em recipientes como garrafas de plástico ou vidro, e leve até um dos Peof. O óleo recolhido nestes pontos é transformado em biodiesel, dando um destino ambientalmente correto ao resíduo e preservando o ambiente.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Andiara de Freitas da Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes