Seguem as obras de recuperação do reservatório Mostardeiro

27/09/2022 17:19

  

Luciano Lanes/PMPA
Trincas foram causadas por árvores de grande porte já removidas com autorização da Fepam
Um novo teste de estanqueidade será realizado

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) dá continuidade nesta semana à segunda fase da recuperação do reservatório Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento. Nesta terça-feira, 27, as duas trincas encontradas na tubulação que distribui a água do reservatório para os bairros foram vedadas com argamassa.

Na sequência, uma cinta metálica foi colocada ao redor do cano, preparando a instalação das formas de concreto que farão a vedação final. Essa etapa da concretagem está programada para iniciar nesta quarta-feira, 28, e a cura do material deverá ocorrer em até 48 horas, conforme técnicos responsáveis pela obra. 

Um novo teste de estanqueidade será feito antes do completo aterramento da vala aberta no lado esquerdo da via. Duas - das quatro pistas da Mostardeiro - seguem interditadas no quarteirão entre as ruas Miguel Tostes e a Mariante, com supervisão e apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Árvores - As duas trincas na tubulação de concreto foram descobertas durante o teste de estanqueidade do reservatório, realizado na sexta-feira, 30. Elas foram causadas pelas raízes de árvores de grande porte já removidas do Parque Tenístico José Montaury com autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam). O reservatório Mostardeiro está isolado para manutenção desde meados de agosto, quando passou por lavagem e recuperação das paredes internas.

O abastecimento de água não está sendo afetado porque a região segue sendo atendida pelo reservatório Palmeira, também ligado à Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento. O Dmae planeja para os próximos dias a retomada do uso do reservatório com sua carga a pleno.

 

Ieda Pezzi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes