Prefeitura retoma obra de substituição de redes de água no Quadrilátero Central

04/01/2023 15:33
Pedro Piegas / PMPA
Água e Esgoto
Pausa de 17 dias foi solicitada pelos lojistas da região

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou nesta quarta-feira, 4, escavação na rua Voluntários da Pátria, lado par, esquina com a Praça XV de Novembro. O serviço não causa desabastecimento de água. A escavação para lançamento de rede de água marca o retorno da obra do Quadrilátero Central após pausa de 17 dias solicitada pelos lojistas do Centro Histórico, para não interferir nas vendas de final de ano na região.

Até o momento foram substituídos 724 metros de rede no Quadrilátero. Até junho de 2023 deverão ser substituídos 4,5 mil metros de rede de água, beneficiando cerca de 25 mil moradores. As novas redes de polietileno de alta densidade (pead) substituirão as atuais tubulações de ferro fundido, instaladas nos anos 1970. A troca da rede é executada em paralelo à revitalização da rua dos Andradas e do Quadrilátero Central. Após a troca da tubulação, uma pavimentação provisória é colocada para garantir a circulação de pedestres e veículos nos locais.

As intervenções nesta etapa ocorrerão em trechos das ruas Voluntários da Pátria, Praça XV, Vigário José Inácio e Doutor Flores. O uso do pead permite uma execução mais rápida da obra. O material é leve e flexível, de fácil montagem e manutenção. Outras vantagens são a alta resistência a impacto e à corrosão, a maior capacidade de fluxo interno e o menor custo.

As atualizações de serviços do Dmae podem ser acompanhadas pelo Twitter @dmaepoa ou pelo site.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) retomou as obras na segunda-feira, 2, nas ruas General Vitorino e Otávio Rocha. O cronograma segue dentro do prazo estipulado.

 

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes