Prefeitura cadastra moradores e prepara a instalação de caixas d'água no Morro da Cruz

16/02/2022 10:37
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Medidas foram apresentadas em reunião com moradores da região

Nesta quarta-feira, 16, começa a preparação para a instalação das caixas d'água na região do Morro da Cruz*. O anúncio foi realizado durante reunião entre prefeitura e a Comissão de Abastecimento de Água da região, que ocorreu em uma escola da comunidade. A avaliação das casas aptas a receberem as caixas d´água será feita de forma voluntária pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS). A ação também contará com apoio da comunidade, que sinalizará quais são as prioridades de instalação. Em um primeiro momento, serão disponibilizadas 50 caixas, que após aval técnico, serão instaladas inicialmente nas residências localizadas no Altos da Escola, seguindo em direção as que ficam mais abaixo da região.

Depois da autorização das equipes técnicas do Senge-RS, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciará as obras com ajuda dos servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Smsurb). "Com as ações dos últimos dias já registramos uma melhora de desempenho a partir da bomba que traz água para o morro e de um aumento de eficiência energética, esta em parceria com a Ceee, entre outras medidas técnicas. Com a colocação das caixas d’água, conseguiremos suprir a demanda de abastecimento e prosseguir com o levantamento para execução de redes", explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

A reunião foi conduzida pelo secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado. Ele destaca que o cadastramento dos moradores foi realizado nos pontos mais críticos do Morro da Cruz e o trabalho segue nos próximos dias. “Nossas equipes estão batendo de casa em casa para conseguir fazer o levantamento das famílias. Essa é a marca da nossa gestão: diálogo. Estamos satisfeitos com o resultado, pois conseguimos ver os avanços dia após dia”, ressaltou Machado. 

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Secretários explicaram as ações e o cronograma previsto para melhorar o abastecimento na região

Cadastramento de moradores - As equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) estão trabalhando diariamente para conseguir identificar todas as pessoas que moram na comunidade. Ao todo, 610 cadastros foram realizados. Desse número, 292 famílias estão sem caixa d’água. Os primeiros cadastramentos foram realizados no Altos da Escola, uma das áreas mais atingidas com a falta d’água. Altos da São Guilherme e Beco das Pedras também foram locais visitados pelas equipes do Demhab. 

A moradora da comunidade e componente da comissão, Any Moraes, ressaltou na reunião o comprometimento dos moradores em ajudar na construção do processo de reabastecimento de água. “O foco inicial da nossa mobilização sempre foi que a água chegasse na torneira. Nossa luta é para que o serviço seja reestabelecido em cada casa. É nosso direito ter acesso à agua,” comentou a moradora. 

Além de secretários, técnicos da prefeitura e da Comissão de Moradores da comunidade, acompanharam a reunião engenheiros do Senge-RS e Defesa Civil. 

Leia mais

Melo assina decreto que declara situação de emergência na região do Partenon

Abastecimento de água: Prefeito declara situação de emergência na região do Partenon

 

* Texto atualizado. Na primeira publicação, a matéria afirmava que as caixas d'água seriam instaladas no dia 16 de fevereiro. 

Cindy Vitali e Isabel Lermen

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes