Obras do novo reservatório Cristiano Kraemer entram na fase final

17/06/2021 16:24
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, e técnicos vistoriaram os trabalhos nesta quinta-feira

Nove mil moradores dos bairros Campo Novo, Hípica, Ipanema e Aberta dos Morros, diretamente, e outros 62 mil do entorno passam a receber, no mês que vem, melhorias no abastecimento de água. É o novo reservatório Cristiano Kraemer, que deve entrar em funcionamento já na primeira semana de julho. Com capacidade de 2,5 mil metros cúbicos de água, amplia em 50% a reservação de água da região, que sofre com baixa pressão em momentos de alto consumo, principalmente no verão, nas estradas Cristiano Kraemer e Jorge Pereira Nunes.

Na manhã desta quinta-feira, 17, o diretor-geral do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, acompanhado de técnicos, vistoriou as fases finais das obras no reservatório, localizado na estrada Cristiano Kraemer, 2.976. As etapas de hoje permitirão a entrada de água para lavagem do equipamento e para colocar o reservatório em teste de carga. 

“Atualmente, quando há alto consumo ou necessidade de parar o bombeamento por falta de luz, por exemplo, o sistema demora cerca de 10 a 12 horas para recuperar, deixando boa parte dos moradores desabastecidos. Com o reservatório de grande capacidade, poderemos ampliar a oferta e estabilizar o abastecimentoâ€, afirma Garcia. Conforme o diretor, com a construção deste equipamento será possível, ainda, desativar cinco bombeamentos, o que reduzirá o gasto com energia elétrica e a instabilidade na pressão. O investimento é de R$ 3,2 milhões em recursos próprios do Dmae.

Serviço programado - Desde às 9h desta quinta-feira, o Dmae realiza interligações de rede na avenida Juca Batista, na altura das ruas Cirino Prunes e Vereador Roberto Landell de Moura. O abastecimento foi interrompido em parte da Aberta dos Morros, Campo Novo, Ipanema e Espírito Santo, com estimativa de retorno à noite, podendo demorar mais nos pontos elevados da rede distribuidora.

Rafaela Redin

Lissandra Mendonça