Obra de substituição de redes de água avança na avenida Borges de Medeiros

06/12/2022 16:19
Luciano Lanes / PMPA
Nesta semana foi iniciada a repavimentação da vala aberta para lançamento da rede na via

Uma das melhorias previstas pela prefeitura para a revitalização do Viaduto Otávio Rocha, a obra de substituição de redes de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) avança na avenida Borges de Medeiros. O lançamento das novas tubulações que foram enterradas na via já está concluído e, nesta semana, foi iniciada a etapa de repavimentação. A intervenção começou no dia 12 de novembro e o prazo para conclusão total é de dois meses. O investimento é de cerca de R$ 345 mil, beneficiando diretamente 1,4 mil pessoas da região do Centro Histórico.

A troca das redes antigas em ferro fundido de 1970 por novas tubulações em Pead (polietileno de alta densidade) qualifica o abastecimento de água. A substituição em 812 metros de extensão ocorre no leito da via nos dois lados da avenida Borges de Medeiros, entre a rua Jerônimo Coelho até rua Cel. Fernando Machado.

“Neste momento ocorre a remoção do reaterro, que foi colocado provisoriamente após a escavação para não ter acidentes e não ficar aberta a vala, possibilitando trânsito na via. Está sendo refeita uma camada espessa de concreto abaixo do asfalto, para finalmente ser colocado o pavimento, concluindo a repavimentação”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Após, será executada a ligação principal da rede nova na rede existente para lavagem e coleta com testes de qualidade da água da rede nova. Com o resultado aprovado, será feita a substituição dos ramais prediais e, por fim, os cortes para desativar redes antigas.

Isabel Lermen

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes