Dmae realiza jornada técnica para intercâmbio de conhecimentos

20/10/2022 17:24
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Departamento promove troca de experiências entre servidores

Com o objetivo de promover a troca de experiências entre áreas e unificar informações técnicas, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza, desde quarta-feira,19, sua 1ª Jornada Técnica, no auditório da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) São João/Navegantes. Nesta quinta-feira, 20, a representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Lígia Maria Nascimento Araújo, fez a principal palestra do dia, sobre a regulação do saneamento básico. “O setor precisa se atualizar através das regulações e das normas de referência para conseguir alcançar os indicadores propostos pelo marco", afirma Lígia. Também ocorreram debates sobre parcerias público-privadas e concessões, controle de perdas, a nova lei de licitações e a eficiência energética.

"Buscamos trazer nesta 1ª jornada técnica do Dmae os temas mais relevantes do saneamento básico na atualidade, cada vez mais presentes no nosso cotidiano após a aprovação do marco regulatório, em 2020. É uma oportunidade para difundir conhecimentos e estimular o debate sobre questões fundamentais na próxima década”, declarou na abertura dos trabalhos o diretor-geral do Dmae e curador da jornada técnica, Alexandre de Freitas Garcia.

As mudanças propostas pelo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que instituiu metas a serem alcançadas pelas empresas de saneamento até 2033, foram tema de mesa-redonda na quarta-feira, quando foram abordadas ainda as grandes obras do Dmae, as alterações na portaria de potabilidade da água, o futuro das estações de tratamento de esgoto convencionais, a cobrança pela drenagem pluvial e novas tecnologias voltadas à gestão comercial.

Complementaram a programação uma agenda de visitas técnicas para apresentação de equipamentos e laboratórios, estações de tratamento, centros de controle e supervisão operacional, entre outras. As visitas são conduzidas por funcionários do Dmae que apresentam a colegas de áreas distintas um pouco do trabalho técnico desenvolvido dentro da autarquia. Devido à previsão de chuva para esta sexta, as visitas técnicas que finalizam a jornada foram transferidas para a próxima terça-feira, 25.

 

Andréa Menezes e Márcio Nunes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes