Dmae projeta a substituição de mais de 27 mil hidrômetros para 2023

23/02/2023 12:09
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
No ano passado, o Departamento substituiu 32.106 hidrômetros

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estabeleceu a meta de substituir 27.600 hidrômetros ao longo de 2023. No ano passado, foram trocados 32.106 equipamentos.

Em 2022, 4.299 ocorrências que geraram a troca do aparelho foram devido a roubo, furto ou danos em equipamentos. Além disso, foram realizadas 27.807 substituições após análise técnica do Departamento, definida por dados de medição e de desempenho dos aparelhos, segundo a idade de cada equipamento instalado, com o objetivo de reduzir perdas.

O hidrômetro, conhecido popularmente como o relógio de água, é um medidor de volume que registra a quantidade de água usada em um imóvel. “Essa ação é importante tanto para o cidadão como para o Dmae, pois aponta o consumo correto da água no imóvel, sem distorções, além de ajudar no uso racional e consciente da água”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

O Dmae explica que, assim como qualquer equipamento mecânico ou eletrônico, os hidrômetros possuem engrenagens que sofrem desgastes ao longo do tempo, por isso a necessidade de observar indícios de desgaste decorrentes do tempo de instalação. Dessa forma, surge a necessidade da troca preventiva de diversos hidrômetros pela cidade.

Os hidrômetros devem ser protegidos de qualquer dano físico ou qualquer ação que possa impedir o acesso do Dmae ao equipamento para manutenção, substituição e leitura de consumo. Dados referentes ao mês de dezembro do ano passado apontam que o Dmae possui, instalado na rede, um total de 291.024 hidrômetros.

Márcio Nunes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes