Dmae faz mutirão de limpeza de redes pluviais nas imediações do Hospital Mãe de Deus

03/04/2023 16:20
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Equipes também estão passando na região para remover os resíduos já retirados das redes e lacrar as caixas

Com objetivo de reduzir alagamentos, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, durante todo o dia de sábado, 1º, mutirão de limpeza nas redes de drenagem nas imediações do Hospital Mãe de Deus, na Zona Sul. As equipes percorreram todos os pontos da avenida José de Alencar, da rua Costa e vias transversais fazendo hidrojateamento e sucção das tubulações pluviais com diâmetros de 300mm e 450mm. A ação continua nos próximos dias, com estimativa de duração de 30 a 60 dias.

O mutirão envolveu 18 profissionais do departamento e de empresas terceirizadas, com utilização de quatro caminhões hidrojatos e um caminhão para recolhimento de resíduos. Foram desobstruídos aproximadamente 100 poços de visita e cerca de 3.400 metros de redes. Também ocorreu o conserto de 15 metros de uma rede quebrada na rua Costa, onde foi necessário escavar, consertar e reaterrar o local, e dois consertos de ramal de água e pluvial. “A região do hospital registrou alagamentos em dias de chuva mais forte, por isso agimos preventivamente para a rede escoar a água das chuvas de forma adequada”, destaca o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Próximas ações - A limpeza de bocas de lobo, iniciada no final de março, continua pelos próximos dias. As equipes também estão passando para remover os resíduos já retirados das redes e lacrar as caixas. Nesta semana também está começando o desassoreamento do canal na bacia de detenção localizada no Parque Marinha. O mutirão prevê, ainda, a limpeza de cerca de 400 metros de tubulações de diâmetros 800mm e 1200m e a limpeza de uma galeria de 2m x 2m.

 

Isabel Lermen

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes