Chafariz do Mercado Público entra em operação nesta terça-feira

14/02/2023 10:42
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
A área também recebeu paisagismo, novos bancos e dois bicicletários

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) coloca em operação nesta terça-feira, às 19h, o chafariz do Mercado Público, após a conclusão das obras de revitalização iniciadas em fevereiro de 2022. São 19 pontos de jatos de água, com luzes e som, junto a um dos principais cartões-postais de Porto Alegre, no Largo Glênio Peres. Caso chova, a ação será remarcada. 

Entre as partes recuperadas estão elétrica e hidráulica do novo sistema de bombas submersas, ajudando no escoamento correto da água. A grelha para ventilação ganhou uma tampa de concreto, enquanto a cisterna que recebe água para o bombeamento do chafariz foi aprofundada. O local recebeu um novo piso e todos os componentes de automação da fonte foram trocados.

Entre as melhorias estão também paisagismo, novos bancos e dois bicicletários para utilização dos visitantes do Mercado e do largo. “Recuperamos a estrutura já existente e vamos aproveitar água da chuva para o funcionamento. O chafariz será mais um atrativo em um local turístico e de grande circulação de pessoas no Centro Histórico”, destaca o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, lembra que o chafariz integra o esforço da prefeitura para revitalizar o Centro Histórico da Capital. "Este tipo de equipamento agrega em termos estéticos e fomenta a utilização dos espaços públicos, que passam a apresentar uma nova motivação para seus frequentadores. Pretendemos, dentro do escopo do programa Centro+, recuperar outros chafarizes e fontes existentes na região, resgatando uma das mais belas de suas características", assegura o titular da SMPAE.

Reaproveitamento da água - O chafariz foi instalado em 2012, a partir de uma parceria entre a prefeitura e a Vonpar. Os jatos de água são abastecidos por um reservatório de 20 mil litros no subsolo e operados por um conjunto de bombas elétricas com automação programadas por computadores e luzes em LEDs coloridos. A água da chuva utilizada na estrutura de 50 metros de extensão é recolhida e conduzida ao reservatório para reaproveitamento.

Isabel Lermen e Claiton Silva

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes