Prefeitura finaliza distribuição de caixas d'água e materiais no Morro da Cruz

05/12/2022 12:10
Divulgação / DEMHAB / PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Foram entregues 368 caixas d´água aos moradores cadastrados

A prefeitura finalizou no fim de semana a entrega de materiais e reservatórios de água para os moradores cadastrados do Morro da Cruz, no bairro São José. A ação, que durou aproximadamente dez meses, teve como objetivo distribuir equipamentos para amenizar os históricos problemas de desabastecimento de água na região e foi liderada pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab), em parceria com Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Foram entregues 368 caixas d´água aos moradores inscritos a partir de cadastramentos feitos pelo Demhab em conjunto com os integrantes da Comissão de Moradores do Morro da Cruz, que acompanharam todos os passos da missão. Outras 94 caixas deixaram de ser entregues por desinteresse dos beneficiários ao longo dos dez meses de trabalho. Ainda foram entregues à população 73 mil tijolos, 7.360 sacos de areia, 736 sacos de cimento e 3.680 pedras de alicerce.

Para o diretor-geral do Demhab e secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, foi essencial o trabalho dos agentes comunitários do departamento em prol dos moradores da comunidade. “Assumimos o chamamento do prefeito Sebastião Melo e fomos, com a nossa equipe, junto com a Comissão de Moradores, fazer todo o cadastramento e depois a entrega de cada uma das caixas. Deixo meu agradecimento a cada agente comunitário, que além de suas tarefas normais do dia a dia, foram solidários com a situação das famílias do morro. Espero que com o esforço da prefeitura em finalizar a entrega de reservatórios e as ações do Dmae, no sentido do fortalecimento das redes no local, o verão de 2023 seja muito mais tranquilo para todos os moradores do Morro da Cruz,” ressaltou.

Melhorias na rede de água – Iniciada em agosto deste ano, a obra de extensão de redes de água no Morro da Cruz está 50% executada. Com a ampliação, o total investido pelo Dmae será de R$ 6 milhões. Estão sendo trocadas as tubulações existentes e instaladas novas estruturas em polietileno de alta densidade (Pead), além da implantação de aproximadamente 450 novas ligações de água.

Morro da Cruz – Está localizado no bairro São José, na Zona Leste da Capital. O bairro, que possui cerca de 48 mil habitantes e diversas comunidades, teve um decreto de emergência assinado pelo prefeito Sebastião Melo no início do ano, para possibilitar a implementação imediata de ações na região. Os demais são Santo Antônio, Coronel Aparício Borges, Vila João Pessoa e Vila São José que, somados, resultam em 120 mil habitantes.

Leia mais: 

Para amenizar desabastecimento, Prefeitura começa a distribuição de caixas d'água no Morro da Cruz 

Melo assina decreto que declara situação de emergência na região do Partenon

 

 

Cindy Vitali

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes